martes, 27 de febrero de 2018

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, Teatro Municipal Maria Clara Machado oferece programação especial durante todo o mês de março - Río de Janeiro


Para celebrar o Dia internacional da Mulher, o Teatro Municipal Maria Clara Machado criou uma programação especial para todo o mês de março. Com produções realizadas e interpretadas por mulheres de destaque na cena teatral, a Mostra Mulheres em Cena é composta por oito espetáculos, uma oficina de yoga e um debate. Estarão em cena temas como feminicídio, violência contra a mulher, política, amor, artes, literatura e cultura popular, em montagens de criação coletiva ou inspiradas em autores como Clarice Lispector, Viviane Mosé, Mário Quintana e Eduardo Galeano.
Na abertura da mostra, dia 7 de março, o teatro recebe a estreia nacional da peça ‘Mujeres de Arena’. O texto mexicano, que já foi apresentado em três continentes, relata casos de feminicídio e desaparecimento de mulheres, com números atualizados e imagens de vítimas. “Já começamos com um tiro no peito, porque as pessoas fingem que isso não existe”, afirma a diretora e atriz Rosite Val. 
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 16h, será realizada a mesa redonda Mulheres e Violência, com participação da secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, da subsecretária Rachel Valença, da cineasta Eunice Gutman e da autora de teatro, roteirista e atriz Renata Di Carmo. 
De 9 a 11 de março, é a vez de Ester Jablonski encenar a aplaudida ‘Silêncios Claros’, montagem com textos de quatro contos de Clarice Lispector. O encerramento da mostra acontece com o monólogo musical “O cheiro da feijoada”, nos dias 30 e 31 de março. A atriz Iléa Ferraz interpreta uma lavadeira, preta velha centenária, que conta a história do tradicional prato, ao som de sambas, xotes e funks.
Os espetáculos que compõem a mostra são: ‘Mujeres de Arena’, ‘Silêncios Claros’, ‘4 – Peça de Câmara para 1 atriz e 4 personagens’, ‘Uma ciranda para mulheres rebeldes’, ‘Um ato’, ‘Eu é nós’, ‘Cheiro de manga’, ‘O cheiro da feijoada’. O preço do ingresso para cada peça e para e oficina é R$ 40 (meia entrada a R$ 20). O debate do dia 8 é gratuito. (A agenda completa pode ser conferida após o texto).
Criadora do “Cheiro de manga”, Laura de Castro ressalta a importância do destaque à causa feminina: “A gente se sente confiante fazendo parte desta rede, unidas umas às outras”, afirma ela, apontando uma brecha na atuação profissional de mulheres no teatro. “Ainda há poucas mulheres atuando na técnica”.
Diretor artístico do Teatro Municipal Maria Clara Machado e curador da Mostra Mulheres em Cena, Antonio Gilberto ressalta a importância desta programação. “No momento em que nós estamos com tantas questões relacionadas às mulheres em pauta, acho fundamental que se comemore esse Dia Internacional da Mulher fazendo arte, com muita reflexão e atitude”, comenta. 
Confira a programação completa da mostra MULHERES EM CENA:
  • MUJERES DE ARENA
7 e 8 de março, às 21h
É um grito de denúncia contra os feminicídios e os desaparecimentos de mulheres que ocorrem no Brasil e na América do Sul.
Texto: Antonio Cerezo Contreras, Marisela Ortiz, Denise Dresser, Malú Garcia Andrade, María Hope Eugenia Muñoz, Servando Pineda Jaimes e Juan Ríos Cantú.
Dramaturgia: Humberto Robles
Figurino: Carol Bianque
Direção e atuação: Rosite Val.