jueves, 31 de octubre de 2019

Mujeres de Arena - um grito contra os feminicídios - Río de Janeiro


Adaptação da obra original "Mujeres de Arena", do dramaturgo mexicano Humberto Robles, com texto escrito a partir de testemunhos de mulheres de Ciudad Juárez, Chihuahua/México e de casos reais brasileiros, é um grito de denúncia contra os feminicídios e os desaparecimentos de mulheres em números estrondosos, que ocorrem no nosso país, no México e em seis países sul americanos: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guyana, Suriname e Venezuela.
A nossa adaptação é a primeira versão do texto como monólogo, inclui sempre um caso ocorrido na cidade ou estado onde o espetáculo é apresentado e é a primeira montagem da obra no Brasil.
No momento em que o nosso país passa por tantos retrocessos e censuras, em que pessoas desaparecem nos países "hermanos"; e que todas as manifestações por direitos legítimos são brutalmente reprimidas, o espetáculo transforma-se num clamor por liberdade e justiça por todas as mulheres assassinadas e/ou desaparecidas.

Temporada: de 01 a 24 de novembro
Sextas e sábados às 19h e domingos às 18h
Condições gerais:
Desconto de 50% no ingresso. Mediante a apresentação de carteirinha física que esteja dentro do prazo de validade ou pelo aplicativo. Não cumulativo a outras promoções.

Casa de Cultura Laura Alvim 

Um centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, com cinema, teatros, galeria de arte e museu, a Casa de Cultura Laura Alvim (CCLA) foi inaugurada em 12 de maio de 1986.

A CCLA iniciou suas atividades como espaço multicultural com um teatro, um cinema, um auditório para palestras, uma galeria de arte destinada a exposições, lançamentos de livros e discos e três salas de aula para cursos da área artística e cultural. Hoje, funciona com dois teatros (Teatro Laura Alvim e Teatro Rogério Cardoso), três salas modernas de cinema com excelente programação, uma galeria de artes e salas de aula para cursos de teatro.

Espetáculo teatral denuncia a violência contra a mulher - Río de Janeiro

"Mujeres de Arena - um grito contra os feminicídios" vai estrear no Teatro Rogério Cardoso

Por Jonas Feliciano


Imagem: Dadá Ferreira
Na próxima sexta-feira (1), a peça "Mujeres de Arena - um grito contra os feminicídios" vai estrear no Teatro Rogério Cardoso que fica Porão da Casa de Cultura Laura Alvim, no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio. A obra é uma adaptação do texto original "Mujeres de Arena", do dramaturgo mexicano Humberto Robles e é realizada pela artista fluminense Rosite Val e pela produtora argentina Mirian Arce, fundadoras do RAVER Coletivo Teatral.

Escrita a partir de testemunhos de mulheres de Ciudad Juárez, em Chihuahua, no México, e de casos reais brasileiros, o espetáculo é um grito de denúncia contra os feminicídios e os desaparecimentos de mulheres em números estrondosos, que ocorrem no nosso país, no México e em seis países sul americanos: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guyana, Suriname e Venezuela.

De acordo com a atriz e diretora Rosite Val, a adaptação é a primeira versão do texto como monólogo e inclui sempre um caso ocorrido na cidade ou estado onde o espetáculo é apresentado. Além disso, é a primeira montagem no Brasil.

"No momento em que o nosso país passa por tantos retrocessos e censuras, em que pessoas desaparecem nos países "hermanos"; e que todas as manifestações por direitos legítimos são brutalmente reprimidas, o espetáculo "Mujeres de Arena – um grito contra os feminicídios" transforma-se num clamor por liberdade e justiça por todas as mulheres assassinadas e/ou desaparecidas", comentou.

Com dramaturgia do escritor mexicano Humberto Robles e atuação e direção de Rosite Val, atriz e diretora, com 25 anos de trajetória artística, mestra em "Arts de la Scène" na Universidade Paris 8, na França, e pesquisadora na renomada companhia francesa Théâtre du Soleil, "Mujeres de Arena – um grito contra os feminicídios" tem uma encenação perspicaz, como um ato manifesto, dando voz a quem nunca foi ouvida, às esquecidas, a fim de promover um ato de espelhamento e fomentar uma rede de conscientização e luta contra o machismo ainda imperante no século XXI.

A peça fica em cartaz entre os dias 01 e 24 de novembro deste ano. As apresentações acontecem as sextas e sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h. O Teatro Rogério Cardoso | Porão da Casa de Cultura Laura Alvim fica Av. Vieira Souto, 176, Ipanema. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).