sábado, 24 de noviembre de 2018

Donne di Sabbia - Turín

22 y 24 de noviembre
Spettacolo di denuncia contro la violenza alle donne


22 novembre 2018 alle 22.00 -Salone delle feste di Pianezza - via Moncenisio 5 Pianezza (TO).
24 novembre 2018 alle 21.00 - Da Giau - Strada Castello di Mirafiori 346. Torino.

In scena: Adelaide Colher Pereira, Oriana Fruscoloni, Monica Livoni Larco, Gianfranco Mulas, Patrizia Papandrea

12 anni di attività, 82 repliche in 43 città italiane, oltre 6000 spettatori.



"Donne di Sabbia" di Humberto Robles è uno spettacolo di denuncia, porta alla luce il clima di violenza e di impunità nel quale migliaia di donne hanno perso la vita o sono scomparse a Ciudad Juarez. Lo spettacolo è rappresentato nel mondo e in Italia è portato in scena dal gruppo omonimo di Torino.

Portare in scena questa testimonianza significa dire Insieme No alla Violenza di Genere e sensibilizzare la coscienza sociale di tutti, uomini e donne. Significa anche sollecitare le donne a denunciare e riconoscere le situazioni a rischio di violenza.

Significa, proporre una riflessione per la prevenzione e sugli opportuni interventi legislativi e giuridici.

Art. 1 "Dichiarazione Onu sulla eliminazione della violenza contro le donne:" È violenza contro le donne ogni atto di violenza fondato sul genere che provochi un danno o una sofferenza fisica sessuale e psicologica incluse minacce coercizione o privazione della libertà. "

Donne di sabbia - Torino



V Encontro Internacional de Teatro Comunitário do Río de Janeiro

VOLTAMOS! 
E na Programação do V Encontro Internacional de Teatro Comunitário do Rio de Janeiro!
Sábado agora, em Jacarepaguá!

Dia: 24/11 | sábado | 18 horas
Local: CPJABA - Centro Profissionalizante Jardim Boiúna e Adjacências
Rua dos Biólogos, 70 - Boiúna | Jacarepaguá

ENTRADA FRANCA

Realização: 
Grupo Entrou Por Uma Porta | GEPUP
Rede Latinoamericana de Teatro Comunitário
RAVER Coletivo Teatral


"Mujeres de Arena" é  um espetáculo solo escrito a partir de testemunhos de mulheres de  Ciudad Juárez, Chihuahua, México, com dramaturgia de Humberto Robles. O  texto é um grito de denúncia contra os feminicídios e os  desaparecimentos de mulheres jovens e meninas pequenas que ocorrem nesta  cidade fronteiriça, desde 1993, até os dias atuais. A nossa montagem  pretende denunciar e colocar luz nos feminicídios e desaparecimentos em  números estrondosos que acontecem também no nosso país e em seis países  sulamericanos, todos fronteiriços com o Brasil: Argentina, Bolívia,  Colômbia, Guyana, Suriname e Venezuela. No nosso país 5.664 mulheres são  assassinadas por ano, 472 por mês, uma mulher assassinada a cada  uma  hora e meia. Através da dramaturgia construída com as histórias das  mulheres de Ciudad Juárez, estaremos também contando as histórias de  todas as mulheres que sofrem violência. O que une as de Ciudad Juárez,  as do Brasil e as dos outros  países é justamente a dor, a angústia, o sofrimento, o medo, a  indignação e o grito calado à força. São terrivelmente assustadores os  números estatísticos e eles não cessam, pois nenhum Governo faz nada  para contê-los. No momento em que o nosso país passa por tantos  retrocessos e censuras; em que pessoas desaparecem nos países  "hermanos"; em que todas as manifestações por direitos legítimos são  brutalmente reprimidas, acreditamos que o espetáculo "Mujeres de Arena" é  um clamor pela liberdade e pela justiça por todas as mulheres  assassinadas e/ou desaparecidas e pelo direito de suas famílias saberem a  verdade, nesses tempos sombrios.
A  montagem proposta pelo RAVER Coletivo Teatral conta com atuação e direção de Rosite Val, atriz e diretora brasileira, com mais de 20 anos de trajetória artística, mestranda em "Arts de la Scène" na Universidade Paris VIII, na França, e estagiária/pesquisadora (entre 2013 e 2016) na renomada companhia francesa Théâtre du Soleil, sob a direção de Ariane Mnouchkine, em Paris.

Guadalajara

Sábado 24 de noviembre