jueves, 26 de septiembre de 2019

Peça teatral destaca a violência contra a mulher - São Gonçalo

No próximo sábado (28), às 19h, o Teatro Carequinha, em Neves, será palco do espetáculo “Mujeres de Arena - um grito contra os feminicídios”, uma adaptação da obra original “Mujeres de Arena”, do dramaturgo mexicano Humberto Robles, realizada por Rosite Val e Mirian Arce, fundadoras do RAVER Coletivo Teatral. A iniciativa conta com o apoio do Movimento de Mulheres e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher.

A adaptação é a primeira versão do texto como monólogo e a primeira montagem da obra no Brasil. O texto, escrito a partir de testemunhos de mulheres de Ciudad Juárez, Chihuahua - México, e de casos reais brasileiros, denuncia e acende um debate sobre o tema, que se apresenta em números estrondosos no nosso estado, no nosso país e em seis países sul americanos: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guyana, Suriname e Venezuela. Através da dramaturgia construída com as histórias das mulheres de Ciudad Juárez, contam-se também as histórias de todas as mulheres que sofrem violência.

No momento em que o nosso país passa por tantos retrocessos e censuras, em que pessoas desaparecem nos países e que todas as manifestações por direitos legítimos são brutalmente reprimidas, o espetáculo transforma-se num clamor por liberdade e justiça por todas as mulheres assassinadas e/ou desaparecidas.

Com dramaturgia do escritor mexicano Humberto Robles e atuação e direção de Rosite Val, atriz e diretora gonçalense, com 25 anos de trajetória artística, mestra em Arts de la Scène, na Universidade Paris 8, na França, e pesquisadora na renomada companhia francesa Théâtre du Soleil, “Mujeres de Arena – um grito contra os feminicídios” tem uma encenação perspicaz, como um ato manifesto, dando voz a quem nunca foi ouvida, às esquecidas, a fim de promover um ato de espelhamento e fomentar uma rede de conscientização e luta contra o machismo ainda imperante no século XXI.

O Teatro Carequinha funciona nas dependências da Escola Municipal Ernani Faria, situado na Rua Oliveira Botelho, s/nº, em Neves, São Gonçalo.

Sinopse

Mujeres de Arena – um grito contra os feminicídios denuncia a violência de gênero e os desaparecimentos de mulheres que ocorrem no Brasil, no México e na América do Sul. Como num ato manifesto, pretende-se denunciar e expor diversos abusos sofridos. “Mujeres de Arena” é um grito contra os feminicídios. Um grito por justiça e liberdade. Duração: 60 minutos. Classificação: 12 anos.

Histórico

O espetáculo fez sua primeira temporada entre 7 de março e 12 de abril de 2018, na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Municipal Maria Clara Machado (Gávea), na abertura da mostra Mulheres em Cena. Em seguida, o espetáculo fez uma pequena circulação em mais três equipamentos municipais de cultura: Teatro Ziembinski (Tijuca), Teatro Gonzaguinha (Centro) e Centro Cultural Parque das Ruínas (Santa Teresa).

Em maio de 2019, o espetáculo fez sua primeira turnê internacional. As apresentações ocorreram nas cidades de Rosario e Pérez, em Santa Fe, na Argentina.

Ficha Técnica

Textos: Antonio Cerezo Contreras, Marisela Ortiz, Denise Dresser, Malú García Andrade, María Hope, Eugenia Muñoz, Servando Pineda Jaimes e Juan Ríos Cantú.

Dramaturgia: Humberto Robles.

Pesquisa, Tradução e Adaptação: Rosite Val e Mirian Arce.

Desenho de Luz e Cenografia: Adriana Milhomem.

Figurino: Carol Bianque.

Visagismo: Elaine Almeida.

Costura: Maria Bianque.

Cenotécnica: Marco Souza.

Fotos: Dadá Ferreira.

Design: Eduardo Passos.

Produção: Mirian Arce.

Idealização e Realização: RAVER Coletivo Teatral.
São Gonçalo, 25/09/2019
Fonte: Ascom / SMTC
Foto: Divulgação
Número de acesso(s) : 103